terça-feira, 6 de março de 2012

Tela de alta resolução pode mudar nome de iPad 3 para iPad HD

A Apple deve deixar de lado os números no nome do seu novo tablet, chamando-o de iPad HD em vez de iPad 3, de acordo com informações publicadas pelos sites Mashable, VentureBeat e CNet. O HD seria colocado no nome em razão da tela Retina, que teria o dobro da resolução linear do display atual do iPad 2.

Além das notícias dos sites citados acima, chegam para corroborar a história uma descoberta anterior dos fabricantes de acessórios Griffin e Belkin sobre listagens de produtos, assim como dados de uso de um aplicativo chamado Tapatalk.

HD no nome faz sentido

De todas as formas, chamar o novo tablet de iPad HD faz sentido. Isso acontece principalmente porque o recurso mais notável do novo aparelho da Apple deve ser a tela de maior resolução, que chegaria a ter resolução de 2048x1536pixels.

A resolução da tela do iPad HD seria maior do que vídeos full HD em 1080p em resoluções de 1920 por 1080 pixels, e deve exibir imagens muito mais nítidas. Com uma tela de 9,7 polegadas, a provável tela do novo iPad teria densidade de pouco mais de 260 ppi (pixels por polegada). O único tablet Android com resolução comparável é o Transformer Pad Infinity 700, com uma tela de resolução 1920x1200 pixels.

Outro recurso significativo que poderia chegar no novo iPad HD é conectividade com redes 4G LTE e um novo chip quad-core chamado de A6. O processador teria o dobro do poder de processamento do dual-core A5, encontrado no iPad 2 e no iPhone 4S, tornando-o poderoso o suficiente para impulsionar a tela de alta resolução.

Leia também:

-Seis recursos essenciais para o iPad 3 revolucionar o mercado

- O que a Apple deve apresentar no evento do iPad

- Seis maneiras de reaproveitar seu iPad antigo

Nova tela, novos desafios

A introdução de uma tela alta resolução no novo iPad traria várias implicações. Primeiro, isso significa que os desenvolvedores precisam fazer upgrade dos gráficos em seus apps para alcançarem a tela mais nítida do iPad HD. Como o novo tablet teria exatamente o dobro de resolução linear em relação ao iPad atual, a transição seria relativamente suave, se a duplicação de resolução do iPhone 3GS para 4 serve de algum indicativo.

A maioria dos apps agora possuem suporte para a Tela Retina do iPhone 4/4S, enquanto que em aparelhos mais antigos os apps graciosamente fazem a reversão para a resolução menor. Você ainda pode encontrar aplicativos na App Store que não são otimizados para a Tela Retina, e os gráficos ficam levemente borrados, o que é provavelmente algo que os usuários do iPad HD encontrarão nos primeiros estágios da transição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário