terça-feira, 6 de março de 2012

Líderes do LulzSec são presos pelo FBI

OVA YORK – Pelo menos cinco líderes do grupo de hackers Lulz Security, conhecido também como LulzSec, foram presos na manhã desta terça-feira por membros do Federal Bureau of Investigation (FBI).

As primeiras informações foram de agentes da polícia que não quiseram se identificar, pois os detalhes sobre a operação não tinham sido divulgados oficialmente. Segundo a emissora Fox News, dois dos suspeitos são britânicos, outros dois da Irlanda, e o último americano, de Chicago.

Um dos colaboradores para o sucesso da operação seria Hector Xavier Monsegur, de 28 anos, conhecido como Sabu, é suspeito de ser o ex-líder da organização. Ele foi preso em junho de 2011 e estaria colaborando com o governo dos EUA. Monsegur entregou seus próprios cúmplices e trabalhou dando apoio direto ao FBI desde agosto, quando se declarou culpado por diversos crimes. O perfil de Twitter @LulzSec, usado pelo grupo para divulgar ataques, está inativo desde de 27 de julho de 2011, e o site fora do ar.
- Isso é devastador para a organização - disse um oficial do FBI envolvido na investigação. - Nos estamos cortando a cabeça do LulzSec - completou.
O suposto líder do LulzSec se declarou culpado por ataques a empresas como PayPal, eBay, e MasterCard, dizem os documentos judiciais mostrados pelos agentes nesta terça-feira. Monsegur foi acusado de 12 crimes de "conspiração de pirataria informática" e outros delitos, aponta o texto de um processo no tribunal federal de Manhattan. As acusações foram apresentadas através de uma “informação criminal”, o que significa que o suspeito provavelmente cooperou com a polícia americana.
Como resultado da cooperação de Monsegur, outros cinco acusados ??foram identificados e presos. São eles Ryan Ackroyd, também conhecido como "Kayla" e Jake Davis, conhecido como "Topiary", ambos de Londres. Darren Martyn, que atende pelo apelido de "pwnsauce" e Donncha O'Cearrbhail, ou "palladium", ambos da Irlanda. Jeremy Hammond, conhecido como "Anarchaos", de Chicago, Estados Unidos, também foi preso pelos agentes e é uma peça chave nas investigações.
Hammond foi acusado de fraudes e atividade hacker. Acredita-se que ele é a principal pessoa por trás do ataque à rede da Stratfor, um instituto privado de segurança americano que faz análises análises políticas, econômicas e militares. Milhões de e-mails foram roubados e publicados pelo Wikileaks. Números de cartões de crédito e outras informações confidenciais também foram acessadas indevidamente, disseram fontes policiais a Fox. Hammond será acusado em um processo em separado, que o descreve como membro do Anonymous.
IlustrativaO coletivo LulzSec, comprovadamente ligado ao grupo de ativistas online Anonymous, assumiu responsabilidade por vários ataques que conquistaram notoriedade no ano passado. Entre as vítimas estão empresas como a Sony Pictures e o grupo Fox News, além de sites do governo americano - como a página oficial da CIA - e também páginas oficiais de órgãos de governo do México.
O LulzSec é identificado como um 'suproduto' do Anonymous, um dos maiores coletivos de hackers da rede. As formas de comunicação,divulgação e os métodos para realizar os ataques e as invasões de ambos os grupos são os mesmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário